segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Virtualização

Olá, caros colegas! Virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente. Com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso.

Abaixo, as formas mais comuns de Virtualização:
  •     Virtualização de Servidor. Técnica de execução de um ou mais servidores virtuais sobre um servidor físico. Permite maior densidade de utilização de recursos (hardware, espaço e etc), enquanto permite que isolamento e segurança sejam mantidos.
  •     Virtualização de Aplicação. A Virtualização de Aplicação permite executar aplicações em um ambiente virtualizado no desktop do usuário, isolando a aplicação do Sistema Operacional. Isso é possível através do encapsulamento da aplicação no ambiente virtual. Quando a solução completa de virtualização de aplicações é implantada, é possível distribuir aplicações de um servidor central.
  •     Virtualização de Desktop. Consiste na execução de multiplos Sistemas Operacionais em uma única workstation e permitindo que uma Aplicação de Linha de Negócio seja executada em um Sistema Operacional não compatível.
  •     Virtualização de Apresentação. A Virtualização de Apresentação permite executar e manter o armazenamento das aplicações em servidores centralizados, enquanto provê uma interface familiar para o usuário em sua estação.
  •     Infraestrutura de Desktop Virtual (VIrtual Desktop Infrastructure - VDI): O VDI permite que você hospede Máquinas Virtuais Cliente em uma estrutura de virtualização como Virtualização de Servidores.
  •     Virtualização de Perfil: Com a virtualização de Perfil, os usuários podem ter os documentos e perfil separados de uma máquina específica, o que permite a fácil movimentação do usuário para novas estações em caso de roubo ou quebra de equipamento. A Virtualização de Perfil também permite ter uma experiência de desktop única quando utilizando outras tecnologias de virtualização, como VDI.
Um dos componentes críticos para a implantação de um projeto de virtualização, independente da tecnologia utilizada, são as ferramentas de Gerenciamento. As ferramentas que gerenciam o ambiente Virtual devem gerenciar tanto o ambiente físico como o virtual, assim como Sistema Operacional e Aplicações.

Refletir: Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta. (Martin Luther King)